Escolha uma Página
nossas soluções
MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

AET – Elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho

O laudo ou análise ergonômica identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

Documento de caráter médico-avaliativo, em que se avalia e estabelece o estado de saúde do trabalhador, assim como se está apto a exercer determinado cargo ou função na empresa. É regulamentado pela norma regulamentadora nº 07 (Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Assistência Técnica Pericial

É um procedimento executado por um profissional médico e consiste numa avaliação quando a questão tratada necessitar do parecer deste técnico em representar a contratante na condição de perito assistente, dar subsídio ao setor jurídico para instruções na formulação de quesitos, acompanhar o perito oficial na diligência realizada ou no endereço indicado, produzir o Laudo Pericial Assistencial, impugnar o laudo caso necessário.

Controle de Absenteísmo

Absenteísmo é a ausência ao trabalho por qualquer razão, a Medclinic atuará no controle de faltas de funcionários por atestados médicos, onde todos os trabalhadores deverão ser encaminhados para nosso médico do trabalho para que seja realizada a análise de todos os casos, identificação e acompanhamento dos casos mais sérios para que assim o trabalhador se sinta assistido, cumpra o tratamento prescrito pelo seu médico assistente e retorne ao trabalho o mais breve possível.

Elaboração de APR

A análise de risco é uma ferramenta para análise crítica da tarefa e da atividade, objetivando a identificação de riscos potenciais e aplicação de medidas de controle para a preservação da segurança e saúde dos trabalhadores, de terceiros e também do meio ambiente. A NR-10 no seu item 10.2.1 estabelece que “Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho”.

Elaboração do LTCAT

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho é destinado para demonstrar as condições ambientais de trabalho do colaborador, a fim de determinar se terá direito a pensão especial. É um programa regulamentado pela previdência social, não se trata de um programa para minimizar ou eliminar os riscos presentes no ambiente, mas serve como um documento de comprovação de que o trabalhador esteve exposto a determinados riscos durante o período de permanência na empresa. Este documento será usado em benefício do funcionário, pois é a partir dele que é determinada a necessidade ou não da aposentadoria especial pelo INSS. O LTCAT deve ser elaborado sempre que a empresa suspeite que existam atividades que proporciona a exposição a agentes nocivos ao trabalhador – determinado no Anexo IV do Decreto 3.048/ 99. Caso ele tenha sido exposto, o trabalhador terá então direito a aposentadoria especial. De acordo com o § 1º do art. 58 da Lei 8213/91 o LTCAT deve ser expedido pelo médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitados.

Elaboração do PCA

Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

Elaboração do PCMAT

A elaboração do PCMAT se dá pela antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil. De modo semelhante à confecção do PPRA, (item 18.3.1.1 – “O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Industriais”), são aplicados métodos e técnicas que têm por objetivo o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos encontrados nesta atividade laboral. A partir deste levantamento, são tomadas providências para eliminar ou minimizar e controlar estes riscos, através de medidas de proteção coletivas ou individuais. É importante que o PCMAT tenha sólida ligação com o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), uma vez que este depende do PCMAT para sua melhor aplicação.

Elaboração de PCMSO

Absenteísmo é a ausência ao trabalho por qualquer razão, a Medclinic atuará no controle de faltas de funcionários por atestados médicos, onde todos os trabalhadores deverão ser encaminhados para nosso médico do trabalho para que seja realizada a análise de todos os casos, identificação e acompanhamento dos casos mais sérios para que assim o trabalhador se sinta assistido, cumpra o tratamento prescrito pelo seu médico assistente e retorne ao trabalho o mais breve possível.

Elaboração do PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa. Tendo sua elaboração obrigatória a partir de 01.01.2004 (data fixada pela IN INSS/DC 96/2003) o PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

Elaboração do PPR

O propósito do PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. PPR é um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador, obrigatório desde 15/08/1994.

Elaboração de PPRA

Sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA é o programa de prevenção previsto pela Norma Regulamentadora 9 (NR 9), que consiste na tomada de ações para promover a segurança, saúde e integridade das pessoas que trabalham em ambientes com a existência de riscos ambientais – e ambientes em que é possível prever que haverão estes riscos.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é a prática de atividades físicas leves no local de trabalho, com o objetivo de prevenir e aliviar dores e incômodos que ocorrem devido às atividades dos colaboradores. Essa prática é considerada um investimento na qualidade de vida dos funcionários, diminuindo a incidência de dores e aumentando a motivação e entrosamento da equipe.

Laudo de Insalubridade e Periculosidade

O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. O laudo técnico de periculosidade diz respeito às atividades e operações com explosivos, inflamáveis líquidos, inflamáveis gasosos, radiação ionizante e substância radioativa.

Laudo de Ruído Externo

Também conhecido como Laudo de Ruído Externo (LRE), consiste numa avaliação quantitativa dos ruídos que acometem arredores ou localidades próximas, tendo como embasamento a norma ABNT – NBR 10151 e instrumentos calibrados conforme a IEC 651 e IEC 61.672.

Montagem de Mapa de Risco

Mapa de Risco é uma maneira eficiente de proteger seus funcionários, mostrando claramente os riscos que o ambiente de trabalho pode apresentar. Para conseguir essa visualização, é preciso estudar a empresa de forma efetiva para, assim, chegar a um diagnóstico sobre os perigos de cada de setor. Foi criado na década de 60, pelos italianos, e chegou em terras brasileiras apenas no fim dos anos 70. Com o aumento da produção industrial e do índice de acidentes, logo em seguida, o método começou a ser utilizado nas fábricas e ambientes de industriais e, em 1992, ele se tornou obrigatório. Desde então, o Mapa de Risco é exigido em todos os países em que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) está presente e sua ausência pode acarretar em multas de alto de valor.

Treinamento de NR’s

Os Treinamentos são realizados através de cursos das Normas Regulamentadoras tais como: NR 1, NR 5, NR 10, NR 12, NR 18, NR 20, NR-23 NR 33, NR 35, entre outros, todos ministrados in loco.
EXAMES COMPLEMENTARES

Acuidade Visual

Acuidade visual (AV) é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores especificam a esta acuidade, em especial, a distância entre os fotorreceptores na retina e também da precisão da refração. A diminuição da acuidade visual causa importante déficit (défice) funcional e considerável morbidade a seus portadores. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes tal deficiência pode ser corrigida com terapêutica adequada.

Audiometria Tonal e Vocal

Audiometria tonal é um exame indolor que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Através do exame classifica-se a audição como normal ou, em caso de perda auditiva, o seu tipo e grau.

Audiometria Vocal é um exame complementar à audiometria tonal.

Exames Laboratoriais

Os exames laboratoriais são uma série de exames ou testes indicados pelo médico ou em laboratórios de análises clínicas, afim de diagnosticar ou atestar uma doença. Eles também podem ser utilizados para a realização de exames de rotina, conhecidos como check-up.

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas. O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Eletroencefalograma

Eletroencefalograma (EEG) é um exame de monitoramento não-invasivo que registra a atividade elétrica do cérebro. É realizado com eletrodos fixados no couro cabeludo por meio de uma pasta condutora de eletricidade. Objetiva registrar a atividade cerebral para detectar possíveis anormalidades neurológicas.

Espirometria

É um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro, serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo). Ela serve para indicar se a quantidade de ar inspirado está sendo suficiente para as necessidades do indivíduo ou se há alguma obstrução pulmonar.

Implantação de Aparelho Auditivo

Mais informações em breve!

Pré-molde de Aparelho Auditivo

Mais informações em breve!

Raio X Digital

As imagens adquiridas por aparelhos de raios-X que, ao invés de utilizar filmes radiográficos, possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétricos.

Teste Ergométrico

Teste Ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica. Deverá ser realizado somente pelo cardiologista.

Teste Psicotécnico

Mais informações em breve!

Ultrassom

Mais informações em breve!
Sistema ligado ao eSocial com atendimento 100% online dando agilidade e segurança em nossos processos.
CONTATO

98 3256-2737 · 98166-2424

diretoria@medclinicsaoluis.com.br

Av. Gomes de Castro · nº 178 · Centro
São Luís/MA · CEP 65020-230
Referência: Em frente ao Ginásio Costa Rodrigues

Seg-Sex: 07h às 16h · Sáb: 07h às 11h

EXAMES

Contamos com uma variedade de exames para atender a sua necessidade com qualidade e conforto em um único lugar!

saiba +

ESPECIALIDADES

Nossa equipe é composta por especialistas preocupados em diagnosticar e tratar da sua saúde. Não deixe de conferir.

saiba +